Realidade Aumentada For Dummies
Okay, alguns de vocês mais geeks podem ter ouvido falar de AR, ou Augmented Reality. Mas o que diabos é isso?

AR, ou Realidade aumentada, é uma uma das áreas da ciências da computação que trabalha a idéia da superposição de dados visuais sobre a nossa visão normal. Objetos digitais são superpostos para nos passar informações, ou por mera brincadeira mesmo.
Na verdade, a realida aumentada já é usado a bastante tempo. Estamos acostumados em transmissões televisivas. Antes de cada transmissão da globo podemos ver o símbolo dela sobre o campo, ou então caixas de banco no meio de autódromo de formula 01.
A grande mudança recente veio somente com a computação móvel, como os smarthphones e o Iphone. Com isso, a Realidade Aumentada passou a poder ser carregada com você, passamos a ter instalações de AR móveis e aplicativos mais úteis. Afinal, você ia ou não querer poder olhar através de paredes?
Isso é um pequeno exemplo. Certas cidades como Nova York ou Londres, estão montando grids e aplicativos de AR para facilitar a navegação. Um aplicativo de Iphone recente funciona usando este sistema. Você olha através do telefone, usando focando o mundo ao seu redor através da câmera. Desta maneira, o Iphone sobrepôe a sobre a imagem capturada pela câmera os trilhos de metrô e mostra quais as estações de metrô mais próximas na direção que você está olhando. Um desses aplicativos, feitos para turismo, é o Layar, que permite que você veja dados de hoteis e restaurantes.

Onde vou comer hoje? Deixa ver…
Tudo isso pode parecer meio… pouco prático para você. Ficar girando ao redor feito um pião doido com o iphone na frente dos olhos para poder ver o cenário AR ao seu redor. (Por sinal, os objetos de AR são chamados ARO’s, Augmented Reality Objetcs). Sério, pra mim também parece. Mas a coisa fica melhor quando você carrega a AR dentro do teu globo ocular. Aí as coisas ficam realmente demoníacas, por que podemos, num futuro próximo, ver o mundo sempre com uma camada de AR pintada por cima.
