Tecnologia

Published on março 26th, 2010 | by klozz

67

Cadê o carro movido a ar comprimido?

Antes de me aprofundar, gostaria que você vissem essa pequena matéria do Discovery Channel, e fiquem impressionados com essa tecnologia promissora:

Obs: caso não queiram assistir, podem continuar lendo o post, que logo em seguida eu dou um resuminho sobre as vantagens dele.

Legal né? aposto que você ficou louco para ter uma belezinha dessas em casa. Bye, bye gasolina e viva o motor MDI.

Esse invento já existe há um bom tempo, pelo menos desde de 2003 o carro movido a ar-comprimido é uma realidade, mas Guy Nègre começou a trabalhar nele nos primórdios de 1993.

Diferente de um motor elétrico, do qual um dos maiores problemas é o tempo de abastecimento, o motor de Ar-comprimido pode ser abastecido no mesmo tempo em que se prepara um miojo com o custo de menos de R$ 4,00 para percorrer entre 200/300km. Mas e se não tiver um posto por perto? não tem problemas, como alternativa, o carro tem um pequeno compressor a bordo que permite recarregar entre 3 e 4 horas conectado a rede elétrica.

Devido a ausência de combustão e resíduos, a troca de óleo (1 litro de óleo vegetal) ocorre a cada 50.000km.

A temperatura do ar purificado que sai do escape está entre 0ºC e – 30ºC. Permitindo assim a utilização para o próprio ar condicionado do carro.

Também diferente do motor elétrico, motores de ar-comprimido tem uma vida útil muito maior, e não irão poluir o ambiente como as baterias fazem quando descartadas, e podem até serem reciclados.

Lindo, maravilhoso…mas cadê ele nas ruas?

A previsão de comercialização estava programada para 2010, ou seja, esse ano, porém acho difícil ver um carrinho desses na mão de um consumidor comum até o final de 2012 (e olhe lá ), talvez seja mais fácil ele ter um destino parecido com o que ele teve na frança; virar táxi, ou outro meio de transporte urbano:

Ele também pode ter seu uso muito propagado para uso fechado em empresas de transporte de cargas pequenas e médias, como demonstrado no segundo vídeo.

Mas e o resto da população? como fica?

Não fica.

irei fazer um pequeno copi-cola de uma linda notícia publicada no blog Notícias Automotivas em 31/03/2007:

A Tata Motors e a MDI, empresa que detém a tecnologia do motor de ar comprimido, criado pelo engenheiro francês Guy Négre, chegaram a um acordo. A Tata dará apoio para desenvolvimentos futuros e aprimoramento da tecnologia, e suas utilidades alternativas, além do licenciamento exclusivo para a Tata, na India. A MDI por sua vez, acaba de lançar o projeto: OneCAT. Um veículo urbano 100% a ar comprimido, de baixo custo. Essa tecnologia foi oferecida aqui no Brasil, e pode ser conferida através do site em português: www.motormdi.com

Infelizmente o site brasileiro Motor MDI esta morto, sumiu de uma hora para outra sem mais nem menos, e a Tata nunca mais se pronunciou sobre o desenvolvimento do  seu carro movido a ar, a primeira e a ultima vez que comentaram sobre foi em 2007 e pode ser conferido aqui.

É triste né? Claro que a culpa não é da MDI, o senhor Guy Négre esta louco para ver seu carro circulando por aí e com certeza esta fazendo de tudo para ter seu sonho realizado, mas existe um problema de força maior chamado grandes montadoras e empresa petroliferas. É dificil competir com um mercado que devora qualquer possível ameaça ao seu mercado avassalador, talvez algumas pessoas não saibam, mas o carro elétrico nunca vingou por que foi imposto uma série de obstáculos por parte das montadoras e industrias petroliferas para evitar seu progresso, inclusive existe um documentário muito bom chamado “quem matou o carro elétrico?” que aborda justamente esse tema.

Será que o carro a ar-comprimido terá o mesmo fim?

Acho que não, no caso do carro elétrico a desculpa era sua falta de potência ( o motor MDI tem força ), seu problema com abastecimento e recarga demorada ( praticamente daria para recarregar em qualquer posto um carro a ar), e devido suas sua baterias cheias de compostos químicos e o tempo que levava para carregar seu potêncial de ser ecológico tinha sido colocado em cheque ( o motor de ar-comprimido precisa de muita energia para poder carregar por completo e mesmo se a energia for proveniente de uma usina termoelétrica a poluição gerada é compensada, já que o mesmo também filtra o ar )

Então não tem desculpa para eles fazerem o mesmo que fizeram com o carro elétrico, mas vão fazer o maximo para adiar a fabricação em massa dele.

O outro problema é justamente esse, não se sabe até quando eles vão ficar empurrando o carro a ar-comprimido para a beirada, talvez a www.motormdi.com tenha sumido do mapa justamente por não aguentar a pressão, assim como a www.theaircar.com também sumiu do mapa, mas a MDI continua firme e forte na luta, e espero que continue com essa garra até que esse carro seja uma realidade para todos.

Outras alternativas:

Não sei se é possível, mas espero que tenha um engenheiro de plantão nos comentários para responder minha dúvida “seria possível adaptar um carro comum para rodar com um motor de ar-comprimido?”

Se desse seria uma maravilha né? ninguém iria precisar esperar até lá sabe quando pelo lançamento do carro ar-comprimido e a natureza e seus pulmões iriam agradecer.

vejam esse cara que com jeitinho Brasileiro fez um motor caseiro de ar-comprimido:

Talvez não seja uma realidade tão distante, adaptar carros para rodar com um motor caseiro de ar-comprimido, enfim, lanço o desafio. 😀

BONUS:

AIRPOD da MDI na neve:

Airpod em mônaco:

como funciona o motor de ar-comprimido

Site mortos:

www.patentesonline.com.br/motor-com-uma-camara-ativa-de-mono-e-ou-bi-energia-com-ar-comprimido-e-ou-ciclo-de-39858.html

www.theaircar.com

www.motormdi.com

Fontes:

MDI, Engine Air, Mídia Independente, Inovação Tecnológica, Agrineg, Green Auto Blog, Car Sale

Colmeia: O melhor dos blogs

Tags: , , , , , , , , ,


About the Author



Comments

67 Responses to Cadê o carro movido a ar comprimido?

  1. wes says:

    realmente uma pena que a industria petrolifera seja tão destrutiva a ponto de impedir que outras tecnologias bem melhores vão para frente… mas eu ainda vou ficar no aguardo desses novos carros 🙂

  2. Pingback: Links tecnológicos da semana #20 |

  3. HELTON says:

    fiquei até emocionado quando terminei de ver os videos e de ler a notícia, realmente a industria petrolífera não permite que novas tecnologias surjam em tão breve espaço de tempo, mas será inevitável isso acontecer os carros a combustão são obsoletos há anos e ninguem percebe. parabéns pela matéria !

  4. klozz says:

    Obrigado, também te agradeço pela visita.

    um complemento:
    Tecnologia e natureza viviam em harmonia na maior parte do mundo até pelo menos a um pouco mais de 500 anos atras, depois da descoberta (invasão) do novo mundo, a idéia do capitalismo foi expandida, as cidade cresceram mais rápido devido ao recursos adquiridos (roubados), surgiu a era industrial que injetou mais capital ainda e isso cegou os homens.

    A evolução tecnologica progrediu de forma vertiginosa e o homem esqueceu quase completamente da sua ligação com a natureza, como ele era dependente dela, esqueceu que com pouco ele poderia ser feliz.

    Agora vivemos em uma situação caótica, estamos tentando voltar atras e consertar os anos de degradação ao mundo (mas só estamos fazendo isso por que começou a nos afetar diretamente com doenças e desconfortos em geral ), mas tem um porém, mesmo com a causa verde tomando novos ares, ela só é adotada em situações que possam gerar mais lucro (é o verde pelo verde :P).

    Por exemplo:
    “Minha empresa só usa sacola plástica biodegradável”
    “Minha empresa planta não sei quantas arvores para compensar a emissão de carbono”

    Parece lindo, mas na verdade é uma forma de propaganda para fazer o consumidor achar bonitinha a ação da empresa e poder comprar mais da mesma. Isso não é algo ruim, de jeito nenhum, é um ótimo incentivo até, mas eles só iriam adotar medidas ecológicas que fossem dar bastante lucro.

    Vamos voltar ao carro movido a ar.

    Digamos que ele seja lançado, seja lá quem começasse fabricando iria se dar muito bem e teria um ótimo lucro, pois a produção dele seria barata e isso iria afetar o mercado de forma absurda devido a concorrência, então a concorrência teria que adotar tal tecnologia também para competir de forma igualitária, caso isso ocorrese, bye bye posto de gasolina.

    Primeiro ponto: A gasolina suja muito o carro e isso torna necessárias revisões complexas e caras, e é daí que sai uma boa parte do lucro das montadoras, enquanto a revisão de um carro pode ser até de 500 reais a revisão de um carro sem combustivel fóssil sai por uns 70 ( basicamente o preço do óleo para lubrificar ), iriam perder montanhas de dinheiro se adotassem um carro que não necessita-se de tanta revisão.

    Segundo ponto: Postos de gasolina lucram absurdos, botam o preço que querem e você é obrigado a pagar, eles estão “muito bem obrigado” com essa situação, e boa parte deles tem ligações direta com montadoras. Os donos de postos poderiam mudar para postos de ar-comprimido e cobrar um pouco mais pelo ar, pois a recarga em posto seria muito mais rápida do que a recarga em casa. mesmo assim o lucro iria diminuir muito.

    Conclusão:

    Enquantos os interesses financeiros forem maior do que os interesses ambientais, esse carro nunca dará certo.

    Obs: eu ainda tenho esperança 😀

  5. Will says:

    meu amigo, parabéns pela matéria, muito boa mesmo, só espero que você também não suma depois de postar isto na NET rs, queria muito saber como podemos ajudar a trazer tal tecnologia para o Brasil, mas não me vem nenhuma idéia em mente. Uma vez no programa do Ratinho ele lançou a campanha para trazer esta tecnologia para o BRasil, no episódio seguinte ninguém mais falou um “a” se quer sobre o assunto! difícil, mas a verdade é que eles vêem primeiro o seu próprio bolso, depois enxergam a terra…

  6. luizhz says:

    carro a ar comprimido nao será o futuro.
    hibridos serão.

  7. Pessoal fico muito triste com isso, pois passei por algo parecido quando desenvolvi aqui no interior do MT uma nova tecnologia, muito barata para producao de biodiesel!! Fui entrevistado pelo canal rural e em menos de uma semana quase fui para a cadeia. Um monte de policiais federais em muitas caminhonetes, advogados e representantes da ANP, jogaram meus sonhos e investimentos no lixo, ate’ hoje nao me recuperei e tenho medo de investir em algo novo, toda minha vontade desapareceu, os R$75000,00 que investi virou sucata. Triste muito triste!!

  8. klozz says:

    também acho isso, é uma forma de deixar todos felizes. 😀
    Eu li sobre um teste feito com um hibrido de carro a ar comprimido e gasolina, e a autonomia era de 2000 km, se isso for verdade os hibridos realmente serão o futuro. ^^

  9. klozz says:

    Mas perae? o que eles realmente fizeram? qual era o problema do seu projeto? poderia falar mais sobre ele? se quiser eu faço uma materia.

  10. rodrigov8ao says:

    lembro do Sr. guy de uma materia do fantastico de 1995 na época ele era ligado a escuderia renault que vinha crescendo, ele equipou 50 daqueles taxis medonhos londrinos com um motor de 2 cilindros e 80cv, aquilo me fez viajar imaginando como seria um v8 big block com esta tecnologia. pois bem nunca mais tive noticias dos medonhos taxis que seriam testados. mas nos temos nossos heróis também, um professor pardal de vitória saibam mais no site : http://autoracing.virgula.uol.com.br/forum/index.php?showtopic=45431

  11. evon piffer says:

    Matéria realmente muito interessante. Esperemos que um dia (o quanto antes melhor) possamos ter essa tecnologia disponível a todos. Só para constar, lembro-me de ter assistido a uma matéria sobre esse mesmo assunto, onde mostrava-se essa tecnologia sendo desenvolvida por um brasileiro. Se não me engano foi há mais ou menos uns dois anos atrás.

  12. Marcos says:

    A liberdade é um dom divino e acredito que as pessoas com o passar dos dias tomarão a decisão correta, que é a de respeito à natureza e ao seu bolso, com isso a pirataria irá dominar o mercado paralelo de motorização e leis como a do “genérico” (quebra de patente) surgirão. Tal lei é uma espécie de regulamentação estatal da “pirataria”. Viva o Ar Puro!!!!

  13. myriam says:

    é.. enquanto isso no Golfo do México…

  14. aloisio says:

    Carros SUPER, HIPER, (e não sei o que mais) COMPACTOS – POR FAVOR
    Vamos lá engenheiros e curiosos e apreciadores do assunto
    Vamos fazer algo para que todos temos o direito de nosd deslocar com mais facilidade JÁ JÁ JÁ

  15. Alex says:

    Parabéns pela matéria, acho que de todas as tecnologias já inventadas, o carro a ar-comprimido foi a melhor ideia.
    Eu tento divulgar o máximo sobre essa tecnologia e espero que um dia ela seja produzida em massa.
    Eh como vc disse, basta uma empresa começar que as outras também irão…

  16. Marinaldo says:

    Muito interessante e promissor, porem, será que as montadoras desses motores poluidores juntamente com as petrolíferas, incluindo aí PETROBRAS, permitirão a divulgação e popularização desses motores ?

  17. Antonio says:

    porque o carro a ar nao participa das feiras de automoveis

  18. Mario Junior says:

    A tecnologia começou a nascer em 1993, através de Guy Nègre, e a revista 4 Rodas fez uma matéria especial na sua edição de Abril/2008 com o veículo já em fase de pré-produção em parceria com a Tata Indiana.
    Com uma espectativa de chegada ao Brasil até este ano, nenhum veículo de comunicação sequer tocou no assunto. Esse desinteresse é muito bem justificável se levarmos em conta o prejuízo que muitos teriam, inclusive o próprio governo federal, já que sua principal bandeira política é a extração recorde de petróleo da camada pré-sal.
    Sem uma pressão pública, como a feita pela votação do projeto Ficha Limpa, essa e outras formas de tecnologias sustentáveis e baratas nunca alcançarão o mercado acessível.
    Levantemos a bandeira: Queremos motores a ar, nós e a Natureza!

  19. Andre says:

    Achei esta matéria super interessante.

    Esta tecnologia tem que ser muito divulgada, pois traz benefícios enormes para o meio ambiente.

    Parabéns pelo site e pela matéria!

  20. Tunusat says:

    A pergunta não quer calar:
    Cadê estes carros no Salão do Automóvel?!?

  21. Maria says:

    Olá, onde já existem estes carros para compra? vou ficar no aguardo

  22. NILO GEDIEL says:

    NILO QUARAI RS 30 DE NOVENBRO 2010

    ESPERO AINDAR PODER ANDAR NUM CARRO A AR. SOU ELETRECISTA DE AUTOMOVEIS JÁ ALGUNS ANOS ACONPANHO O PROGETO.

    .

  23. luis carlos jacyzin says:

    Assistí um documentario na Discovery (não me lembro em que ano) CARROS DO FUTURO que o final se refere ao Motor MDI
    Nele, Guy Negre afirma poder fabricar esse motor para todas as atividades. Cita tambem que se for possivel recarregar o ar comprimido vamos ter um mot0-contínuo, um bicho papão para físicos e outros pesquisadores. Entendo ser esse motor bem mais simples do que eles pregam e entendo tambem ser eles baseados nas alavancas, ja calculadas por Arquimedes (287 a 212 A.C.) e não pode ser patenteado por não constituir uma inovação tecnológica

  24. Danilo says:

    Espero que em breve exista esses motores no brasil. Quem sabe o cara do video que fez o motorzinho com a garrafa pet consiga fazer um motor maior e colocar em bicicletas, em motos, carros, caminhoes…

  25. Aloisio says:

    É veradede..
    Por que não estão nas feiras estes carrinhos??
    Não olhei todos os vídeos.. mas tem um motor do Angelo Di Pietro.. também a ar comprimido.. supercompacto..
    Deve estar aqui.. claro

  26. Edi says:

    Parabéns pela postagem. Muito bem feita. Até mais

  27. vanessa says:

    Infelizmente vivemos em um mundo extremamente capitalista onde empresas só visam o lucro, e com uma invenção dessas pra que iríamos querer combustível não é? Etanol, gasolina? ha as petrolíferas caem em cima do governo e das montadoras pressionando para que não comercializem esse tipo de carro, então acho muito difícil ver um desses circulando por ai, por incrível que parece, poluir gera lucro, e isso é muito bom para as elites que trabalham com isso.

  28. mera politicagem… dinheiro e poder conseguem mais do que se pode imaginar. Claro que desejamos no íntimo que essas coisas não influenciem tanto as nossas vidas e sonhamos com o dia em que a ética e as boas maneiras vão ter realmente importância. Falasse muito sobre todos os efeitos naturais ocasionados pelo desenvolvimento desenfreado, mas pouco (ainda) se faz para amenizar os efeitos dos nossos atos.

  29. DeEoGo says:

    Olá, como está?
    Gostei da Matéria e acho que deveriamos incentivar mais esta idéia e divulgar. Quem sabe não aparece um empresário estilo Eike Batista, com aquela grana, e colocar em prática pois do contrário, PETROBRAS irá dominar por anosssss.
    Abraços

  30. M3.miranda says:

    Senhores, estou há tempos pensando em desenvolver um site que divulgue esse monte de interrogações que temos e que as megaempresas donas do mundo nos calam de todas as formas.
    Bem, possuo esse registro de site http://www.estamosdeolho.com.br e que está fora do ar há tempos. Temos que divulgar para que o maior número de pessoas tomem conhecimento do que pode estar acontecendo. Gostaria de contar com ajuda dos senhores para implementar essa matéria e, é claro, ao dono deste site pesso a permissão para divulgar seu conteúdo no meu site.

    Entrem em contato através de meu e-mail: [email protected]
    Forte abraço à todos.

  31. klozz says:

    Pode divulgar sim, desde que você cite a fonte e bote o link para cá para o blog tá tudo okay, e é bom modificar um pouco o texto também para não ficar um grande copi-cola. 🙂
    abraços.
    Obs: Vou te mandar um e-mail para responder mnelhor a sua proposta.

  32. Sales says:

    klozz, muito bom o seu post, parabéns. Criei um blog há 1 semana sobre tecnologia do futuro http://ourfuturetech.blogspot.com/ e estava à procura de informação sobre esta tecnologia. A próxima publicação será sobre isto mesmo, focando estes interesses em atrasar o motor de ar comprimido. Vou fazer referência à sua publicação e acho que vou citar parte do seu primeiro comentário. Espero ajudar a espalhar o tema aqui em Portugal. Abraços

  33. Pingback: Fábio Caparica » del.icio.us entre 14.03.2011 e 27.03.2011

  34. Pingback: Automóveis de ar comprimido

  35. Victor Vasques says:

    Eu Acho que a China adoraria por as mãos nesta tecnologia! seria ótimo pois os caras estão entrando brutalmente no mercado, e com a mão se obra que eles tem, a produção seria grande rapidamente, e é claro como disseram antes, outras industrias começariam a produzir em massa!

  36. Stalin says:

    Não sou engenheiro, mas penso eu que um carro eletrico com energia gerada por dinamos adaptados as rodas do mesmo não seria uma realidade muito distante não, teria uma reserva de energia somente para girar o motor no arranque o resto seria fácil, pois o movimento das rodas produziria sua própria energia.

  37. Danton says:

    I’m no engineer, but I think that an electric car with energy generated by dynamos adapted the wheels of the same would not be a reality not too far away, had a reserve power only to turn the engine on the starter the rest would be easy, because the movement of wheels produce their own energy.

  38. Denilson says:

    Klozz acho demais o fato de vc está antenado e divulgando coisas que é realmente de interesse público! Há mais ou menos 08 anos atrás lanci um jornalzinho de bairro aqui em Salvador Bahia onde divulguei esse invento (que diga-se de passagem: é real e se produz) e muitos leitores achavam que era mais uma invenção ou mentira da NET. Mas, já acho mais do que necessario divulgarmos isso como uma espécie de campanha. não para promover a motormdi. mas como algo alternativo que pode ajudar tantos os custos de quem precisa de veiculo para locomoção como para o bem do planeta. Pouco me importa como irão se preocupar ou se magoar as empresas petroliferas e as fabricas de motores a explosão de combustiveis fosseis. devemos propagandear o que é bom para a humanidade e pronto! conte comigo para qualquer tipo de intervenção mais radical ou propagandistica.

  39. mario noce says:

    espetacular, como chegou a desenvolver tecnologicamente , esta maquina, seu custoxbeneficio, ultrapassou(se for verdade), de longe os atuais veiculos de combustão interna, e eletricos, teriamos que “bolar” assossiações, ou cooperativas, ou outra forma de massificar, este produto, para sensibilizar, os governos, e encarar, os “monstros de papel” petroliferas, e montadoras, que já mamaram por demais, a base piramidal da economia mundial.

  40. TÉRCIO COSTA SANDER says:

    Muito bom,mas temos que fazer com que o carro à ar comprimido decole ese torne uma realidade. Temos que fazer algo de concreto pra isso e mostrar para os empresários das montadoras , do petróleo e álcool que a sociedade está cansada de ser manipulada por êles. Estamos cansados de sermos marionetes, temos que fazer com que esse carro vire realidade em detrimento da nossa liberdade de escolha. Pode ser uma ideologia romancista essa minha,mas sei que se não tomarmos uma atitude logo,estaremos sempre condenados a dançarmos conforme a música dos interesses financeiros desses empresários gananciosos. O que podemos fazer? Eu compro essa briga. Contem comigo.

  41. TÉRCIO COSTA SANDER says:

    VAMOS FAZER UM ABAIXO ASSINADO ,MOVER UMA AÇÃO CONJUNTA EM PROL DESSA IDÉIA?
    COMO PODEMOS AGIR DE MANEIRA CONCRETA?

  42. Donisete says:

    Trabalho com projetos mecânicos e usinagem de manutenção há muitos anos, meu pai já dizia que em mecânica nada é impossível, e se ele visse hoje o que existe de eletrônica embarcada, o homem simplesmente diria que só não faremos acontecer se não quisermos. Claro, os jogos de interesses e políticas “emperram” o desenvolvimento, como já citado sobre as montadoras e as CIAS Petrolíferas, mas deve-se entender que o motor de ciclo OTO não morrerá, enquanto tiver “ouro negro” jorrando do solo, ou “canavial” sendo plantado, o motor á combustão interna irá permanecer, a visão de que com uma nova tecnologia sua morte estaria decretada é um grande equívico, e isto daria ás grandes empresas do setor tempo para “ingressarem” na nova tecnologia, mas se não nos mexermos, nada acontecerá

  43. Valores says:

    Enquanto não nos mobilizarmos nada acontece, precisamos envolver nossos amigos, parentes e instituições de ensino para compra essa briga e seguir com essa idéia. Acho pouco provável conseguirmos substituir os motores a combustão nos veículos atuais devido ao peso dos mesmos (+ ou – 1500 kg). Seria nescessário reduzir e otimizar os automóveis com novos materias, disponíveis atualmente. Porque não construir uma cooperativa e montar uma nova era automobilistica para precionar a opinião pública. Deixo aqui alguns temas que poderão ser levados para frente, para podermos ter um mundo melhor no futuro.

    Abraço!

  44. Robinson Sobreira says:

    TRAIDORES DA HUMANIDADE – Esse será o Premio Nobel que o inventor Frâncês e o Italiano receberão se venderem tais Patentes para arquivamento. Por isso É Necessário divulgar mundialmente o que está acontecendo com estas invenções. É que população não aguenta mais as manipulações das grandes corporações. Curiosidade: o que o pessoal da gasolina ta achando disso. Valeu

  45. Wallacy says:

    Carros a Ar comprimido não irão pegar.

    Para comprimir o ar é consumimos muita energia! Claro que é mais barato que o petróleo, porque esse ultimo sofre muita especulação. Mas o ideal mesmo é pular um passo, direto para os elétricos, melhorando a eficiência. Só precisamos de baterias mais eficientes é claro.

  46. José says:

    Devemos parar de comprar carros novos a gasolina e diesel. Comprar somente a alcool e flex. Usar só no alcool, fazer um esforço, até eles mudarem. Largar mão de pickup’s e carros luxuosos gastadores. Dai o que adianta ter petróleo e não ter para quem vender ou vender 10, 20% do que era antes. Raciocinem comigo. Acho que é a única maneira de mudar. O Petróleo poderá ser utilizado em outras coisas, existem várias utilizações. Ninguém vai perder emprego. Até mais. Deus abençoe a todos…

  47. elson says:

    sem conversar demais, entrem no site abaixo e peçam um carro para voces, sem compromisso, pois assim eles saberão quantos estão interessados em adquirir um carro a ar e quem saber não vira uma fabrica para cá, DEPENDE DE NÓS CONSUMIDORES QUE TEMOS TODO O PODER E DIREITO DE COMPRAR EM NOSSAS MAOS!!!!
    http://www.mdi.lu/cityflowair.php

  48. Cyberjunior says:

    A verdade é que os grandes grupos que controlam a industria petrolífera e as grandes montadoras sempre temeram não só essa tecnologia que com certeza não é nova, mas principalmente o seu desenvolvimento .

  49. Joao Toledo says:

    Nao Acredito na conspiracao das grandes empresas petroliferas. Acredito sim que o carro a ar comprimido bem como o carro eletrico ainda nao tomaram o lugar dos carros a gasolina devido a falhas tecnicas que ainda nao foram completamente resolvidas para torna-los realmente uma opcao segura. Quanto aos carros a etanol ou alcool como alguns ainda insistem em chama-los, estes nao tem futuro nenhum porque se apenas 5% dos carros do mundo todo fossem convertidos ao etanol ja nao haveria combustivel suficientes para move-los.

  50. FRANCISCO DE ASSIS says:

    Fiquei maravilhado com tal noticia, não tinha conhecimento desta maravilha. Nossos politicos tem obrigação de pedir aos responsavel pela ciencia e tecnologia do nosso país e exigir que aprique o máximo de capital nesta tecnologia o mais rápido possivel e implantar o esse motor aqui no Brasil. Não serem comprados pelo mercado do petroleo.

  51. mario says:

    enquanto não aparecer no mecado, não vou trocar meu carro, tem certeza proximo carro é esse carro
    não concordo carro que está no mercado,cada vez usando computador,será que não pensa na manutenção?

  52. Gerson Y. Wack says:

    Olá pessoal!
    Para a indústria petrolífera este projeto seria o começo do fim. Não vamos subestimá-los..são poderosos!!
    Existe somente uma forma deste tipo de projeto se tornar realidade…laçar o projeto na internet como “projeto aberto” para que todos tenham acesso e assim, cada técnico, engenheiro, projetista e outros interessados participem do projeto executivo até que se torne uma realidade inexorável pelo mundo todo.
    Fraternal abraço.

  53. klozz says:

    Eu já tenho um projeto parecido, se você quiser conhecer, mantenha contato 🙂

  54. Moises Mançano says:

    Porque carros movido a eletricidade ?
    Teoricamente o motor MDI a base dela é gerada principalmente por eletricidade e outros por meios
    A indústria Petrolífera tem muito poder e dinheiro, ma só que os governo tem que ver também não so o seus boldos e sim o futuro, porque o petrolífero em um futuro próximo acabara

  55. Ribmar Paula says:

    Porque não, esses carros ainda não foram para o salão do automovel, precisamos com urgrncia a divulgação dessa tecnologia inovadora, poi nos precisamos de um planeta limpo para respirarmos com qualidade, esses magnatas do petróleo que se ferrem, concordam comigo……………… .

  56. SIDINEI says:

    O QUE FALTA PARA TRAZER O CARRO A AR PARA O BRASIL? UMA PEQUENA PRESSAÕ DE AR, DIGO UMA PEQUENA PRESSÃO NO MAIOR PARTIDO E DO TRABALHADORES É AGORA QUE VEREMOS SE A FACE É DE TRABALHADOR.

  57. José Carlos Costa says:

    Adotei essa invenção do Carro movido a Ar Comprimido e a estou divulgando para todos os setores. Já percebi que a maioria das pessoas ditas “defensoras do meio-ambiente” e dos ministérios e secretarias que deveriam cuidar e proteger o meio ambiente não se manifestam. Mas vou continuar batendo na tecla e exigindo a vinda dessa invenção para o Brasil! Afinal de contas, estamos interessados em salvar o Planeta…. E essa luta começa já!

  58. Alex Telles says:

    Concordo com o amigo José Carlos, agora não é hora de nós nos calarmos, afinal de contas somos um país livre e não devemos nos sujeitar a ficar sob uma máfia petrolífera e interesses políticos, o carro será uma novidade em termos de sustentabilidade e conseqüentemente financeira se o preço for acessível para as classes de menor poder de compras, lendo as reportagens sobre o assunto vi que o projeto ainda não é final o carro requer alguns ajustes mas será uma utopia a ser concretizada.

  59. Pingback: O futuro chegando…sem gasolina. - Blog da Ilha

  60. Itamar Generoso says:

    Mais uma vez as pessoas se deixam levar pela emoção e não pela razão.
    Olha vejo muitos virem sempre com a història das teorias de conspirações de empresas petrolifiras quem não deixam e boicotam esses avanços. Essas empresas não são santas, mas esses tipos de motores a ar comprimido já é antigo e o verdadeiro problema desse tipo de carro a ar comprimido é que ele é inviável.
    Todos nós aqui estudamos as leis da fisica quando crianças na escola, mas esquecemos de muita coisa, esse carro é muito fraco, e para ter um bom rendimento teria que ter muito ar comprimido armazenado com tanques quase que do tamanho do proprio carro. Para terem uma ideia os carros 1000 que sempre reclamamos por ser fraco tem 65 cavalos de potência esse carro a ar tem apenas 25 cavalos de potência ou seja é uma tartaruga com rodas, imagine esse carro nas ruas do Brasil onde temos um morro enorme a cada 3 quilometros, fora que eles mal atingem 60km/h você seria atropelado por caminhoes em algumas ruas e estradas.
    Eu queria que fosse verdade, pois moro em São Paulo na capital e as vezes tenho que ir para o Rio de Janeiro e gasto muito. Mas infelizmente isso ai é exagero esses carros são só util para empresas em trabalhos internos para transportar materiais leves e onde se anda em baixa velocidade, por não poluir pode andar dentro de galpões de empresas. Infelizmente vai demorar pra termos um desses andando nas ruas.
    Mas pelo menos é um prototipo, quem sabe daqui a uns anos não se evolui muito mais.

  61. EDUARDO says:

    Colega itamar………………Nao vi nada dizendo que esses carros tem 25 cavalos, e nem sobre a velocidade de 60 klms. Poderia me dizer onde viu isso?

  62. Pingback: Energia Livre – Grátis – Gratuita – Free Energy – Alternativa - Quem matou o carro movido a Ar Comprimido? Custo de menos de R$ 4,00 para percorrer entre 200/300km.

  63. Roberto says:

    Fiquei maravilhado com tal noticia, não tinha conhecimento desta maravilha. Nossos politicos tem obrigação de pedir aos responsavel pela ciencia e tecnologia do nosso país e exigir que aprique o máximo de capital nesta tecnologia o mais rápido possivel e implantar o esse motor aqui no Brasil. Não serem comprados pelo mercado do petroleo…..
    TBM acho que a Industria Petroleira não ficará PARADA só a ÍNDIA e a TATA MOTORS pode e JÁ fabricam estes carros mais até chegar aqui no BRASIL demorará muito ou os IMPOSTOS seram impeditivos…..

  64. A vaidade humana é interessante. Um cidadão qualquer tem a felicidade de entrar em uma Faculdade,seeja Medicina,Direito ou Engenharia e sai de lá julgando ser o Acima do CRIADOR. Quando se depara com algo que lhes seja desconhecido, pronto lá vem os DOUTOS engrossando a corrente dos “contra”.Na idade média, o Clero condenavam os inventores as foguerias da santa inquisição, ou então como fizeram com o pintor do teto da Capela Sistina,condenaram-no ao silêncio.Esta invenção, creio ser absolutamente viável sim, mas esbarra com a Santa Inquisição Moderna, ou seja, o Poder MOnetário dos Grupos petroliferos, que somente permitirão este tipo de invenção quando puderem armazenar todo o Ar existente, dentro de depósitos para vende-los também, é lamentável]

  65. eduardo says:

    quero produzir esse automovel! alguem entre em contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑