opinião

Published on janeiro 20th, 2015 | by klozz

0

Você provavelmente financia a escravidão.

Quando saímos pra comprar algo, a última coisa que pensamos é no percurso que esse produto leva até chegar à você, afinal de contas estamos bem mais interessados no que aquele produto pode oferecer pra gente. Mas se você soubesse que aquele produto maravilhoso acabou ajudando a sustentar o trabalho escravo, você ainda compraria ele?

A escravidão ainda existe e é uma triste realidade mundial que não se restringe aos países em desenvolvimento. Empresas, Fazendas e Multinacionais em todo o mundo ainda exercem essa prática degradante a fim de obterem o máximo lucro e rendimento produtivo, sem nenhum custo para suas balanças comerciais, mas ao custo de vidas para centenas de adultos e crianças, forçados a trabalharem em condições desumanas, para atenderem a demanda do consumismo.

E acabamos nos tornando cúmplices deste sistema, talvez por falta de informação, ou simplesmente pelo fato de ser muito difícil você não esbarrar com um produto que em algum momento de sua cadeia produtiva não tenha usufruído do trabalho escravo.

É possível encontrar trabalho escravo em praticamente todos os setores, na colheita de algodão, fazendas, mineradoras, na extração de borracha, na produção de eletrônicos, em madeireiras, na colheita de cacau, tinturarias e até na mesmo na indústria farmacêutica.

As vezes a empresa trabalha na legalidade, mas acaba contratando uma terceirizada que fornece matéria prima barata, mas que era proveniente do trabalho escravo, vide esse caso da Victoria’s Secret.

Até mesmo um simples lápis poderia ter uma história sombria por trás dele, já que para a sua confecção é necessária várias etapas.

Mas e aí? o que fazer pra acabar com essa situação?

Fiscalização pesada, educação através de seminários e boicotes já ajudam bastante, mas esse é um assunto que ainda está longe de acabar, as vezes acho que devemos mudar a forma como nossa sociedade funciona, pois ela de certa forma incentiva a exploração através de jornadas degradantes em nome da produtividade.

De toda forma vou deixar a discussão em aberto para vocês: Em sua opinião, qual seria a melhor forma de combater a escravidão moderna?

De acordo com o que vocês forem comentando, posso ir atualizando a postagem 😉

Bônus, descubra sua pegada da escravidão:
http://slaveryfootprint.org
O meu resultado foi esse, no final da pesquisa ele ainda mostra empresas que foram notificadas por uso de trabalho escravo.
quantidade de escravos

Bônus 2:

Referências e links:

Mapa da escravidão no Brasil

Escravidão Moderna

6 multinacionais envolvidas com trabalho escravo e exploração infantil

Labor Rights


Tags: , , , , , ,


About the Author



Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑