Acidulante

corroendo a monotonia
Não, o Cartoon Network não irá tirar Tom e Jerry do ar.

Recentemente li essa matéria no O Globo:

Cartoon Network tira “Tom e Jerry” do ar por ser “politicamente incorreto”

“Quase todo mundo no mundo cresceu vendo Tom e Jerry em guerra. Pois, pelo menos para o público brasileiro, isso pode acabar. O Cartoon Network, dono dos direitos do desenho, vai tirar do ar cerca de 27 filmes com os personagens.

O motivo é o caráter politicamente incorreto das surras aplicadas pelo gato no rato. E a violência. Acham que as crianças podem enxergar aquilo como mau exemplo. Hã?”

E é assim mesmo, sem fonte e sensacionalista.

Fui pesquisar por um comunicado oficial da Cartoon Network e não achei nada a respeito, porém achei essa imagem na página do facebook deles:

1235107_10151726271508300_818947760_n

 

Apesar de não ter achado um comunicado oficial e não fazer ideia de onde a jornalista tirou esse número de 27  filmes censurados , achei uma matéria do Mail Online que fala da indignação do fans porque a Warner  Brother removeu da Golden Collection dois episódios considerados impróprios. Os episódios são “Casanova Cat” feito em 1951 e “Mouse Cleaning” de 1948, em ambos tanto o gato quanto o rato são enegrecidos.

Você pode encontrar mais detalhes sobre esse caso, nessa outra matéria do Mail Online que esta bem completa.

article-2389245-1B3E434D000005DC-720_306x423 article-2389245-1B3E4356000005DC-664_306x423

article-2389245-1B3E43BB000005DC-580_634x436

 

Creio que essa repercussão da remoção dos episódios do Blu-ray acabou se perdendo em um “grande telefone sem feio” e acabou gerando toda essa história da censura massiva de episódios do desenho animado.

Nota: Se alguém achar uma fonte confiável que confirme a censura do 27 episódios, por favor coloque nos comentários, porém até lá irei considerar como rumor.

1 comentário em “Não, o Cartoon Network não irá tirar Tom e Jerry do ar.

  1. Há episódios que eram “inocentes” na época, mas hoje são claramente ofensivas, como as imagens do rato com fuligem na cara. Seria difícil não censurá-los, até porque hoje boa parte dos con$umidores desse desenho são negros, então não se trata somente de ética, mas de negócios também.

    Independentemente de o desenho continuar no ar ou não, pra mim não faz diferença, já que tom e jerry é muito sem graça.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.