Tecnologia

Published on novembro 3rd, 2013 | by klozz

0

8 gramas de Tório podem abastecer um carro por um século.

Bilhões de carros estão nas ruas gastando trilhões de dólares em combustível, recursos naturais, tempo e emitindo muito dióxido de carbono na atmosfera. Agora imagine todos esses carros andando na rua de maneira limpa por 100 anos com apenas 8 gramas de combustível.

O sistema LPS (Laser Power System), está desenvolvendo um novo método de propulsão com um dos materiais mais densos conhecidos na natureza: O Tório.
Por o Tório ser tão denso ele tem a capacidade de produzir imensa quantidade calor. A companhia vem experimentando com pequenas quantidades de Tório, criando um laser que aquece água, produz vapor e alimenta uma mini turbina.

cadillac-world-thorium-fuel-concept-3

Modelos atuais do motor pesam 230 quilos, facilmente cabendo na área do motor de veículos convencionais atuais. De acordo com Charles Steens, apenas um grama de Tório carrega mais energia que 7,396 galões (28,000 litros) de gasolina e com 8 gramas de Tório seria possível alimentar um carro popular por um século.

A ideia de usar Tório não é nova. Em 2009, Loren Kulesus desenvolveu um conceito de um Cadillac movido a Tório. Atualmente a LPS está desenvolvendo uma tecnologia que pode ser distribuída em massa.

O Tório também pode ser a resposta para substituir o combustível nuclear. De acordo com a Wikipedia, o Tório pode produzir de 10 a 10,000 vezes menos lixo radioativo que o Urânio 235.

Será que viveremos para ver carros movidos a Tório circulando pelas ruas?

Bônus:

Reportagem da RT falando do tório como alternativa nuclear.

Bônus 2:

Um documentário em inglês sobre o Tório:

Fontes: industry tap, GE Reports Brasil, Autoblog
 

Tags: , , , , ,


About the Author



Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑