Pussy Energy Drink – uma bebida polêmica.
Recentemente descobri uma bebida energética chamada Pussy cujo o Slogan é “A bebida é pura, o problema é a sua mente” (em uma tradução livre), se a frase não fez muito sentido pra você, Pussy em inglês é usado pra definir vagina (pode ser bichano também :D)
Um belo dia ela decidiu fazer uma propaganda do seu produto através desse banner:
Um banner simples, limpo e “inocente”.
Mas ele incomodou muita gente e atraiu quase 160 queixas ao Advertising Standards Authority. (órgão independente que regula a publicidade no Reino Unido, similar ao CONAR)
Os Queixosos disseram que o anúncio era ofensivo por usar a palavra “Pussy” e isso tornava a propaganda sexualmente explícita, pejorativa, sexista e degradante para as mulheres. Outros reclamaram relatando que ela era inadequada para executar onde as crianças pudessem ver os cartazes.
A Pussy Drinks se defendeu dizendo que o problema era a mente poluída das pessoas que fizeram as acusações. E ainda ressaltou que a definição do Dicionário de Inglês de Oxford para “pussy” é “um gato, especialmente um gatinho”. Como um pequeno gato a sua bebida, simbolicamente, teve as características de ser legal, bonito, felino e natural (a empresa se orgulha pelo fato da sua bebida não ter aditivos artificiais)
A ASA disse que o anúncio não vincula diretamente a palavra “pussy” com as mulheres e, portanto, não é pejorativa ou machista.
Agora confiram duas outras propagandas “inocentes” e que claramente se referem a “gatinhos”:
Fonte: The Guardian



