Lançamento: Machinarium
No dia último dia 16, o mundo do jogos foi brindado com uma pequena jóia, “Machinarium”, finalmente foi lançado. Pra quem nunca ouviu falar, Machinarium é um jogo criado pela Amanita Design, um estúdio Tcheco conhecido pelo esmero visual e narrativas minimalistas, um trabalho premiado na categoria “excelência em arte visual” no Independent Games Festival do ano passado, e bastante esperado pela comunidade que apoia e acompanha os jogos independentes. O grupo é responsável por alguns belos exemplos de assumida simplicidade no temas e grande esmero com cada pequeno elementos na produção.
A história de um pequeno robô perdido num mundo de destroços, a namoradinha sequestrada, uma força ditatorial dificultando a vida, tudo bem claro sem a necessidade de sequer um diálogo falado, pode parecer bobo mas é aí mesmo que está a graça da coisa, tudo simples mas com um apelo universal, é um jogo facilmente indicável para todas as idades.
Com belos cenários todos desenhados a mão, Machinarium nos coloca diante de uma autêntica experiência sensorial, com 53 minutos de trilha sonora original de primeira e aproximadamente 6h de jogo com belíssimas animações e puzzles de mexer com o cérebro e o coração, num mundo enferrujado e repleto de pequenas surpresas e sutilezas. A jogabilidade é muito parecida com a dos clássicos “point clicks”, o robozinho pode esticar seu corpo de lata e alcançar áreas mais altas, e ainda compactar-se podendo acessar áreas estreitas em sua jornada.
Todos os desafios do jogo são extremamente coerentes com o mundo ao redor do herói, assim como a arte de primeira e o som envolvente. Vale cada centavo e sem dúvidas é uma daquelas experiências que ficam guardadas conosco por muito tempo.
O demo oficial, assim como a versão completa podem ser encontrados nos seguintes endereços:
Conheçam os trabalhos anteriores do estúdio, em especial Samorost 1 e 2, acreditem vale muito a pena.
Trailer:
1 comentário em “Lançamento: Machinarium”