Acidulante

corroendo a monotonia

OrnitorrincoMMOs Sandbox Hardcore são, sem dúvida alguma, uma das mais cruéis experiências para uma pessoa que aprecie a camaradagem, compatriotismo e empatia em geral. Normalmente com penas severas para os que são oprimidos, estes tipos de MMOs (sendo seu exemplo máximo Ultima Online) possuem uma das mais acentuadas curvas de aprendizado, e são responsáveis pela frustração de milhares de jogadores, que desistem de jogar após poucas semanas ou meses de jogo.

Um estilo de jogo onde muitas vezes a precaução leva a situações desnecessárias e assassínios sem motivo, é difícil encontrar uma mão amiga, uma guilda com honra. A cada passeio em lugares não-protegidos, teme-se um encontro com jogadores que estejam atrás de espólios dos mais fracos ou despreparados. Neste cenário inóspito, ainda existem os que desejam ajudar novatos a progredir, que os protegem quando é possível, que realmente estão ali para contribuir. São raros, e quase sempre vistos com desconfiança, como um senhor distribuindo pirulitos para criancinhas em uma van suspeita, mas existem.

Ultima Online: Percussor do MMORPG Hardcore
Ultima Online: Percussor do MMORPG Sandbox Hardcore

Saindo do armário, um grupo do MMORPG Darkfall decidiu revolucionar: Criaram uma guilda chamada NEW para ajudar os jogadores novatos. A inovação é que a guilda proporciona para os membros (todos temporários) benefícios que são dificílimos de obter para personagens recém-criados. Eles oferecem proteção, lugares para treino, estações de craft, entre muitas outras coisas. E é tudo gratuito, não é necessário nenhuma contribuição explícita. Para manter a proteção, a guilda conta com muitos aliados, guildas maiores e fortes que protegem qualquer membro da NEW que precise de ajuda. Apesar da guilda parecer uma maravilha para os novatos, há dois poréns: Um usuário só pode permanecer na guilda por 30 dias reais, não importando a frequência do jogador in-game. E os Griefers.

Mas o pior é que muitas guildas já se mostraram contra esta iniciativa, e declararam guerra no ato. Costumam invadir terras da NEW e locais de treino para gankear não somente os novatos, mas seus protetores também, que normalmente estarão equipados para protegê-los. Em suma, participar da NEW pode ser uma faca de dois gumes, mas a balança pende mais para o lado vantajoso.

EVE Online: Curva de aprendizagem difícil, mas com incentivos dos desenvolvedores para aprendizagem e prevenção de harrass por parte de Griefers.
EVE Online: Curva de aprendizagem difícil, mas com incentivos dos desenvolvedores para aprendizagem e prevenção de harrass por parte de Griefers.

Em um jogo onde os mais fortes abusam do sistema e oprimem os fracos e desinformados, uma iniciativa para abrir os olhos de jogadores inexperientes é uma maneira genial de balancear um jogo que normalmente tende a ser frustrante e injusto. No entanto, é triste que a índole humana dos jogadores ‘do mal’ ainda queiram que a ignorância reine. Afinal, é o ganha-pão deles! Quanto mais fácil é de se roubar e mais miserável o jogador afetado fica, melhor foi o dia para os chamados Griefers, o equivalente virtual de um bully.

Dado o belo exemplo da guilda de Darkfall, é raro de se ver outras iniciativas do tipo em jogos do tipo. E você, apóia ou é contra?

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.